"O cabelo é beleza, o cabelo é emoção, o cabelo é nosso legado, o cabelo nos diz quem somos, onde estivemos e para onde vamos" Esse era o slogam da mulher negra mais famosa no quesito cosmeticos para cabelo, Sarah Breedlove em St. Louis nos Estados Unidos.
O ano é 1908 e somos introduzidos a historia de vida de Madam C J Walker, ao que parece uma vendedora de cosmeticos comum da época em meio ao movimento da cidade grande ela vendia seus produtos, ao conhecer sua historia entendemos que muita coisa aconteceu até que ela chegasse onde está. Nasceu livre, dois anos após a emancipação, aos sete ficou órfã, aos 14 anos se casou e engravidou com 15 de sua filha Leila, ficou viuva do primeiro marido aos 20 e sempre cuidou da própria filha apesar de só encontrar trabalho no campo ou lavando roupa, uma lavadeira que passava seus dias trabalhando e recebendo nem o suficiente para cobrir suas despesas. Ela conta que começou a perdeu as esperanças na vida quando seu cabelo começou a cair, muito provavelmente por sobrecarga dos produtos usados na lavagem das roupas que tinham contato com os fios de cabelo diariamente. Seu atual marido Davis só piorou a situação, Madam C J Walker conta que ele foi preso e depois que voltou era outra pessoa, quase um outro homem, agressivo com as palavras, agressivo com as mãos, ela sofria violencia domestica e se perguntava porque Deus a fez tão infeliz? Ela conta também que não tinha água nem os produtos adequados e por isso nunca ou vontade suficiente de cuidar do próprio cabelo. Até que um dia tudo muda e sua historia passa a inspirar mulheres mais novas e mais velhas.
Após uma violenta briga com Davis, Madam C J Walker recebe aos prantos na porta de sua casa uma vendedora ambulante de cosmeticos para cabelo, é a famosa Sarah Breedlove que acode e passa a visitar sua casa diariamente para tratar pessoalmente dos seus cabelos e fazer com que sua autoimagem melhore, assim como sua confiança. Elas desenvolvem um vinculo de amizade tanto que passam a frequentar a casa uma da outra e Madam passa a indicar para outras mulheres os produtos de Sarah, não contente com sua vida de lavadeira ela se dispoe a ajudar nas vendas dos cósmeticos, Sarah não aceita e após humilhar a até então amiga chamando-a de lavadeira e obrigando ela a ir embora de sua casa com uma pilha de roupas sujas Madam C J Walker leva escondido alguns frascos do famoso tonico capilar de Sarah. Ela acreditava que tinha achado sua vocação na vida, vender cosmeticos. Apesar de não dar ouvidos aos pedidos de amiga, Madam volta no dia seguinte para entregar nao só a pilha de roupas limpas como também todo o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos, surge o estopim da briga e a gota final para Sarah que desfaz por completo os vinculos com Madam.
Fica claro com o decorrer do filme que Madam C J Walker apesar de levar em consideração a amizade de Sarah Breedlove, desde o primeiro encontro trava uma batalha pessoal interna com ela pois ambas eram mulheres, ambas negras, ambas disputavam a atenção das mesmas pessoas na sociedade e ambas tinham o espiro de empreender. Madam experimenta diversas formulas em casa, usa a filha como cobaia de seus produtos até que finalmente tem a tão desajada formula identica a de Sarah e que ela poderia comercializar sem impor algum tipo de limites. Sarah descobre e vai conferir com os proprios olhos.
Em 1910 Madam se muda com a familia para a casa do pai em Indianápolis, maior metropole para que podesse dar vida ao sonho de comandar o proprio negocio, ela abre um salão de beleza e também passa a vender sua propria formula de cosmetico capilar na cidade. Os negocios não vão bem no inicio mas após se estabilizar, inspirar as pessoas com sua historia e ficar mais popular ela vê seu sonho acontecer. Seu grande apoiador é o atual marido, o qual conheceu após a mudança radical com o tonico que ela roubou a formula. Charles Joseph é um bom homem que cuida de Madam e de sua filha. Quando tudo parece estar indo de forma surpreendentemente bem ela reencontra a rival, Sarah Breedlove, recém chegada na cidade e que faz o anuncio do seu novo projeto com Indianápolis na igreja da cidade, ela abriria um salão de beleza, mais uma vez a concorrencia nos é impressa durante o filme. Madam C J Walker tenta uma aproximação amigavél mas o fato em sequencia nos mostra que Sarah Breedlove não iria esquecer tão facil o roubo do produto até então unico, o salão/fabrica de Madam C J Walker pega fogo, e tudo indica que foi realmente culpa da sua inimiga, o filme chega ao fim com Madam C J Walker tendo esse baita prejuizo mas já avisando que não iria desistir dos seus sonhos. Seria uma ponta para uma possivel continuação? hahahah
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.