quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Resenha do filme Jobs


 Diferente do filme intitulado Steve Jobs, o filme JOBS começa pela apresentação do ipod, um aparelho eletronico que comporta até mil musicas, foi também a grande virada de chave na carreira de Steve Jobs pois o Iphod é antecessor ao telefone móvel mais vendido do mundo, o Iphone. Após essa introdução o filme nos faz voltar no tempo, na época em que Steve ainda estava na faculdade e era assim como muitos na sua idade um aluno comun.

Reed College 1974, quando steeve conheceu Daniel Kottke e Chrisann Brennan que se tornaria mais tarde mãe de sua filha Lisa. Steve aproveitou a epoca da faculdade para ter experiências novas, viajar com Daniel e estudar, graças a isso  em 1976 conseguiu emprego na ATARI, grande fabricante de jogos onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do mercado. Infeliz sem nenhuma promoção ele decide criar na garagem de sua casa uma pequena empresa, a APPLE em sociedade com Steve Wozozniak e demais empresarios. Wozozniak era professor e levou Steve jobs para uma palestra em sala de aula onde apresentou o primeiro computador que eles montaram juntos. O grande problema no inicio da empresa se apresenta pelo fato de a APPLE não trabalhar com peças perifericas, onde o consumidor poderia então personalizar seu proprio computador, isso asustou os vendedores locais pois até então tura era personalizavel e vendido separadamente, o sistema da apple se mostra ser um sistema fechado, o que se provou com o passar do tempo ser um sistema solido pois desde o inicio de sua criação até hoje em dia os aparelhos seguem assim.

Assim como no filme da minha resenha anterior Steve passa pelo processo de negação da Paternidade de Lisa.

Em 1977 Steve Jobs lança o Apple II em uma feira de computadores em São Francisco. Em 1980 a Apple ganha o seu própio campus e Steve trabalha lá diariamente no desenvolvimento do novo computador que recebeu em homenagem a sua filha o nome de Lisa. Diferente do filme Steve Jobs, no filme JOBS o acordo onde Steve se compromete a pagar a pensão para Lisa é feito por intermedio de um advogado, nos deixando confusos sobre qual versão da historia estaria correta, o que não altera o fato de Chrisann Brennan ter comprado uma casa com o dinheiro que Steve Jobs lhe dava. Em 1982  as ações da Apple disparam e Steve entra na equipe de desenvolvimento do Macntosh. 

1984 o CEO da pepsi John Sculley entra na Apple, no mesmo ano Bill Gates lança a microsoft que segundo Jobs foi um plágio de sistemas. O novo produto da Apple acaba ficando muito caro para o consumidor final e as ações da empresa despencam é quando o conselho decide em maioria absoluta demitir Steve Jobs. Steve arrasado depois de ter perdido tudo pelo o que trabalhou volta para a casa dos pais. Em 1996 John Sculley é demitido e Steve volta para a Apple como  socio majoritario, Ele então passa a desenvolver diversos outros produtos que revolucionaram o mundo tal qual conhecemos. Steve Paul Jobs faleceu em 2011. Em setembro de 2012, sua empresa, a Apple, se tornou a empresa mais valiosa do mundo.

Resenha do filme Steve Jobs (2016)

 




 O filme começa no ano de 1984 em em Cupertino na California, mais precisamente na cede do macintosh onde Steve Jobs, seu sócio Steve Wozniak e Joanna sua acessora estão tentando resolver um bug no sistema da grande apresentação para os acionistas e entusiastas. Para a surpresa de Steve Jobs sua ex esposa e sua filha Lisa estão na plateia desde as 7h da manhã aguardando o melhor momento para poder falar com ele. 

Andy Hertzfeld diz que a única possivel solução para o bug da máquina é cortar a parte em que ela fala, mas Steve Jobs insisste que se o  MAC não disser "hello" de nada valeu todo trabalho estudo e desenvolvimento da máquina. Quas que o filme inteiro se passa no dia da palestra de apresentação do computador então o desenrrolar de cenas do filme é lento e sua narrativa é ágil, por isso você vai precisar de atenção para os detalhes e datas.

Steve Jobs vai até seu camarim no interior do local de onde a palestra acontece e encontra 2.600 cópias de uma resvista onde ele deu uma entrevista dizendo que Lisa não era sua filha, a responsável por isso foi por tanto Chrisann sua ex esposa. As pessoas vão chegando e enchendo o salão e finalmente Chris e Lisa entram para falar com Steve,  Chris e Steve tem uma discussão assim como várias outras durante o filme, nesse filme o diretor ressalta a relação ruim que Steve Jobs mantinha com sua ex esposa e filha, já no próximo sobre o qual também farei resenha chamado apenas "JOBS"  vocês verão uma versão  menos ligada a familia e mais voltada ao trabalho de Steve Jobs, vocês irão conhecer o lado empreendedor não ligado a negação da paternidade de Lisa .

Steve recebe a visita no camarim de Andy Hertzfeld para avisar que não encontrou nenhum jeito de fazer a abertura da palestra da noite funcionar com o audio "HELLO", steve se enfuresse e ameaça Hertzfeld. Lisa adora o MAC e faz um desenho para o pai, desenho que ele guarda com muito carinho e mostra para ela anos depois. Apesar de parecer indiferente a filha, Steve muitas vezes mostra que apenas não sabe como demonstrar seus sentimentos. Steve firma um acordo com Chrisann Brennan onde se compromete a pagar a pensão de Lisa e suprir qualquer eventualidade financeira que aconteça, porém mais tarde com o decorrer do filmes somos introduzidos a informação de que Chrisann usa o dinheiro da pensão para comprar uma casa avaliada em muitos milhoes de dólares, Steve passa então por um momento a não ajudar financeiramente a filha, por coincidencia ela acaba de entrar na faculdade e precisa de dinheiro para arcar com os custos dos estudos. entra em cena mais uma vez Andy Hertzfeld Cientista de computação e ex sócio de Steve que da 30mil doláres a Lisa, Steve com o orgulho muito ferido devolve a quantia para Hertzfeld. 

Lisa apesar da ausencia do pai, demonstra ser uma garota doce e gentil, desde a infancia. Talvez por isso Steve após voltar para a Apple, como socio majoritário em ações,  depois de ter sido demitido anos atrás pela maioria absoluta do conselho da empresa e pelo CEO que ele ajudou a contratar John Sculley, decide criar para a filha e para o publico em geral que sempre carregava um walkman enorme por onde fosse pelo amor a musica, o ipod, que foi sucessor do telefone mais conhecido e mais vendido no mundo o Iphone. Steve usa sua experiência não muito agradavel mas que com certeza foi uma volta por cima do problema para palestrar para milhares de pessoas, e talbém aumentar cada vez mais a popularidade de seus produtos.

Resenha do filme Suburbicon

  Uma invasão de domicílio se torna mortal e uma família de imagem perfeita se submete à chantagem, vingança e traição.   Suburbicon é um ...